14 de agosto – Dia de combate à Poluição – Compromisso com a saúde e a vida.

O Dia de Combate à Poluição tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos causados ao meio ambiente e conscientizar sobre a importância de prevenir, evitar os danos causados pela falta de saneamento básico em algumas regiões do País. A poluição é consequência de vários processos como o descarte inadequado de  lixo e esgoto, liberação de gases tóxicos por fábricas e veículos automotores, queimadas e até sons muito elevados. As principais formas de poluição hoje são:  a hídrica, a atmosférica, a do solo, a sonora e a visual.

1.        A poluição hídrica limita o acesso à água de qualidade e provoca doenças como cólera, diarreias e até febre tifoide.

2.        A poluição atmosférica é provocada por veículos automotores e indústrias que lançam na atmosfera substâncias tóxicas. Causa vários danos, como o fenômeno da chuva ácida, efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio. Essa poluição pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares e respiratórias, dentre elas o câncer de pulmão.

3.        A poluição do solo é causada pelo descarte inadequado de substâncias poluentes, que podem estar no estado líquido, sólido ou gasoso, contaminando o solo.

4.        A poluição sonora pode causar sérios danos à saúde da população, principalmente no nível auditivo. O excesso de barulho pode levar a quadros de estresse e diminuição do rendimento físico e mental, uma vez que perturba a tranquilidade de toda a população. As principais causas desse tipo de poluição são as casas noturnas, barulhos gerados pelos automóveis, aviões e obras.

5.        A poluição visual  deixa o ambiente em que vivemos menos agradável. Nesse caso, o problema é gerado pelo excesso de cartazes, propagandas, outdoors, letreiros luminosos, pichações, etc….

A população sofre com a poluição que deve ser evitada para garantir mais qualidade de vida as atuais e futuras gerações. Todos nós podemos ajudar com pequenos gestos diários como; não jogar lixo na rua, reciclando e reaproveitando materiais, respeitando os limites sonoros e denunciando formas irregulares de descarte.

Segundo a LEI  nº 9605/98, que dispões sobre as atividades que lesam o meio ambiente, é crime causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde da população, ou que provoque a morte de animais e ou a destruição da flora.

Um pequeno gesto, se torna gigante diante da união de todos. Juntos por um Brasil melhor.

Minhas Redes Sociais