CPI de Prevenção de Deslizamento em Encostas da Alesp, segue firme nas investigações sobre a tragédia ocorrida no litoral norte de São Paulo 

Deputada Fabiana Bolsonaro é autora do projeto e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito

A CPI de Prevenção e Deslizamento de Encostas da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), segue firme a cada reunião. A Deputada Fabiana Bolsonaro autora do projeto e presidente da CPI, ressalta a importância de compreender melhor o que ocorreu em fevereiro de 2023, durante a tragédia no Litoral Norte de São Paulo, no município de São Sebastião, onde grandes deslizamentos e enchentes atingiram brutalmente a cidade, deixando milhares de pessoas desabrigadas e 64 mortes.

Em cada reunião são ouvidos especialistas e responsáveis por órgãos competentes para explicarem tecnicamente sobre os problemas causados pelas chuvas torrenciais. As oitivas são fundamentais para que os membros da CPI possam compreender o que foi feito durante os dias críticos, o que está sendo realizado e quais planos de prevenção estão em ação.

Durante a oitiva, o diretor da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Tenente Coronel Rinaldo de Araújo Monteiro apresentou um vídeo sobre os trabalhos da Defesa Civil e falou sobre o PPDC – Plano Preventivo da Defesa Civil.

O especialista explicou que as Defesas Civis Nacional e Estadual atuam para dar suporte às ações dos órgãos municipais, como por exemplo, quando algum fato extrapola a capacidade da cidade de dar as devidas respostas ao cidadão, como o que ocorreu em São Sebastião.

A Defesa Civil fornece aos municípios ferramentas de atuação para ações mais localizadas, por meio de viaturas, equipamentos e treinamentos. Segundo o diretor do órgão, 477 viaturas já foram entregues e está sendo feito o processo licitatório de mais 104 veículos. O objetivo é fortalecer as Defesas Civis nos 645 municípios do Estado de São Paulo.

O vídeo apresentado demonstrava o trabalho da Defesa Civil e as estratégias de ações efetivas. Os parlamentares fizeram perguntas, e obtiveram respostas fundamentais para que o objetivo da CPI de Prevenção de Deslizamentos seja atingido.
O prazo da CPI que inicialmente era de 120 dias foi prorrogado por mais 60 dias, para que todos os membros parlamentares possam realizar uma análise mais ampla sobre o assunto. A presidente da CPI, Deputada Fabiana Bolsonaro ressalta a cada encontro, o comprometimento em seguir com firmeza na missão de promover políticas públicas mais eficazes, para minimizar os problemas causados por deslizamentos e enchentes, no Estado de São Paulo.

“Meu objetivo e minha missão, é buscar sempre as melhores informações para promover benefícios e políticas públicas eficazes, em prol do cidadão do Estado de São Paulo.”

Deputada Estadual Fabiana Bolsonaro.

Minhas Redes Sociais